Imagem capa - Fotógrafo de Casamento e Eventos - Essa Profissão ainda Vale a Pena? por Fernando Coutinho Fotografia e Cinema
Dicas para Fotógrafos

Fotógrafo de Casamento e Eventos - Essa Profissão ainda Vale a Pena?


FOTÓGRAFO DE CASAMENTOS E EVENTOS - ESSA PROFISSÃO AINDA VALE A PENA?




Fotógrafo de Casamento e Eventos - Essa Profissão ainda vale a pena sim e muito !!!!!!!!



Muito tem se falado na Crise de Nosso País e na dificuldade que o Segmento de fotografia tem passado nos últimos anos.

Dificuldade? Acho que a história não é bem assim.


Dificuldades, nosso Mercado da Fotografia, seja fotografia de casamento, festas e Eventos, Fotografia de Produtos, Fotografia de Eventos Corporativos, Fotografia Publicitária, Fotografia STILL,  Enfim, Fotografia em muitos outros segmentos, sempre tiveram altos e baixos, bons e não tão bons momentos, porém prefiro dizer que estamos passando por um momento de Transição em nosso Mercado atualmente. 



Enfim, meu Foco neste Texto não é falar da Transição do Mercado Fotográfico em si, mas dar uma ampla Visão a quem tem interesse em iniciar neste Segmento da Fotografia.

Tenho visto muitas pessoas com grande interesse em iniciar na profissão, achando ser muito simples e fácil, além de ser divertido e apaixonante a Profissão de Fotógrafo de Casamento, Festas, Eventos ou mesmo de outros segmentos da Fotografia.


Em geral os iniciantes da Fotografia Começam a fotografar Famílias, Fotografia de Gestantes e até mesmo na Fotografia NEWBORN, segmentos que já conta com um grande número de fotógrafos atuando no momento.


Espero poder esclarecer a você que está no início de sua Carreira de Fotógrafo, e ainda não oficializou, digamos assim, sua Presença dentro da Fotografia Profissional.




Fotos de Família faz parte do Nicho de um Fotografo em Início de carreira.




   04 SUGESTÕES PARA GANHAR DINHEIRO COM SUA FOTOGRAFIA




Não seria bom passar ganhar dinheiro fazendo uma coisa que você adora - inclusive, nem que fosse somente para ganhar uma renda extra além de seu emprego atual?

Ganhar o suficiente para pagar seus equipamentos e investimentos nesta incrível profissão?  


Eu vou sugerir à você Quatro Dicas de Como Ganhar Dinheiro com Fotografia, que eu diretamente, usei para começar minha carreira como fotógrafo

Eu compartilho com você minha experiência em cada Dica, conselhos sobre como iniciar, e se eu tive ou não sucesso em minhas tentativas. Acredito que este texto vai ajudá-lo a ter mais informações sobre alguns desses tópicos, para atingir  seus objetivos.


 



  FOTOGRAFO PARA O SEGMENTO IMOBILIÁRIO




Fotografar para o Segmento Imobiliário ainda Hoje é um Excelente negócio. Conheço alguns fotógrafos que fazem este trabalho e não tem do que reclamar.  Sim, também sei que este perfil de Profissional consegue ter mais Sucesso em Grandes Cidades e Capitais, porém, é um Segmento da Fotografia ainda pouco Explorado, perto de outras Áreas da Fotografia Profissional.


Sabemos que Mercado Imobiliário, no setor de Venda de Imóveis, também vem sentindo os Efeitos da Crise, porém, não só de vendas vive o Setor Imobiliário.

Atualmente o Setor de Locação tem sido o Carro Chefe do Segmento, e para este Setor, também se utiliza e muito fotografia e também Video, atualmente usa se muito imagens de Video feitas com DRONES nas Produções de Vídeo para o Ramo Imobiliário.


Também sabemos que os Celulares e equipamentos Semi Profissionais são muito utilizados pelas Imobiliárias, porém, existem Imóveis Especiais, e seria este o Foco do Fotógrafo que atua no Segmento Imobiliário


Ok, então a economia global ainda é muito importante,mas as coisas estão começando a parecer um pouco melhor, certo? Depois de todo o mercado imobiliário  começando lentamente voltar à vida e, como faz, há uma oportunidade aqui para que um fotógrafo consiga negociar, fotografando imagens internas e externas de Imóveis Especiais, para que os Corretores Imobiliários possam usar para locação e a Venda deste Imóvel.  Em Geral Imóveis Especiais, tem a necessidade de um Equipamento Fotográfico melhor e mais específico, para ter um resultado que tenha diferenciais no momento da divulgação deste imóvel, e muitas vezes os Celulares e Câmeras Fotográficas semi profissionais não conseguem atender as necessidades das imagens comerciais para este imóvel.

Eu fotografei para este segmento muitos anos, e confirmo que o Nicho é muito interessante.

    

E o mais interessante, este segmento esta sendo pouco explorado e tem muito a Crescer, logicamente para Profissionais que se especializar.  Aliás, quando o Assunto é Viver da Fotografia, Especializar se e uma Obrigação e Extrema necessidade ao Fotógrafo Profissional.





    BANCO DE IMAGENS DE FOTOGRAFIA




Existe um Mercado Pouco conhecido no Segmento da Fotografia, o Segmento de 
Banco de Imagens.

Banco de Imagens são Sites Especializados na venda de Fotografias e Imagens como VídeosGifts, ETC.


E logicamente, tem muitos Fotógrafos pelo Mundo Faturando alto e Faturando em DÓLARES, com a venda de suas Fotografias na Internet. Não Conhecia esta Modalidade de Faturar com seu Trabalho em Fotografia? Pois bem, é possível sim, ganhar um bom dinheiro com fotografia, com este segmento.


Eu tenho meu Perfil em Alguns Sites de Banco de Imagens que  fazem a Venda de Imagens e já tive algumas de minhas imagens escolhidas, ilustrando várias campanhas comerciais e também matérias pelo mundo afora.


A que gerou mais repercussão foi uma Imagem de um Casamento  que Fotografei e foi utilizada pelo Renomado Jornal Americano DAILY NEWS  da cidade de NEW YORK para ilustrar uma matéria sobre Casamento. 


A foto foi vista e Adquirida no Banco de Imagens GETTY IMAGE um dos mais Antigos e Renomados Mundialmente, neste segmento. 


CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA e minha fotografia também.

    

Eu vou ser realista aqui e dizer-lhe que é um segmento interessante e bem rentável.

Porém, um segmento muito difícil de entrar se você está apenas começando, porque as agências normalmente apresentarão primeiro o trabalho do fotógrafo popular e mais conhecido deste Segmento.. Um ponto que  temos de levar em consideração,  que você tenha em mente que as fotografias que as pessoas estão procurando são aquelas, que irão ajudá-las, a vender um produto ou serviço para seus clientes e, portanto, você deve pensar nisso quando você faz suas fotografias .

 Então, apesar de ser um Segmento da Fotografia mais Complexo, por assim dizer, não significa que não seja uma boa fonte de renda para você. Afinal, há Fotógrafos que ganham dinheiro com fotografia em Banco de Imagens, e essa é a principal razão pela qual eu escolhi incluí-la nesta publicação.




    FOTÓGRAFO FINE ART



A Fotografia FINE ART  ( também chamada de belas artes )  é provavelmente a área mais competitiva e mais difícil de entrar, devido ao fato de que, o mercado está saturado de fotógrafos tentando vender suas fotos e o fato de que, o espaço em Galerias é limitado ( todos nós temos apenas quatro paredes em cada sala de nossa casa e  normalmente queremos que essas fotografias signifiquem algo para nós ).

Pontos-chave para Começar

Você precisará de uma base de fãs - Normalmente, as pessoas não vão comprar uma fotografia de alguém que não conhecem ou reconhecem. A melhor maneira de começar a vender suas fotografias como arte é construir uma base de fãs - eu faço isso através do compartilhamento de minhas fotos na minha FAN PAGE do Facebook.
Porém, não atuo neste segmento ainda.

A qualidade precisa ser Real e Diferente mesmo.
Se as fotografias feitas por você de um Por do Sol,  se parecem com as que um Investidor, ou Decorador de Ambientes fez nas últimas férias familiares, então você não vai vender nada.
Como Criatividade e também um Olhar Fotográfico Diferenciado, e com qualidade, você pode desenvolver seu estilo para ser capaz de vender impressões para esta base de fãs que você construiu em exposições ou mesmo Lojas Especializadas.
.
Formas de vender sua fotografia

Ok, então agora que examinamos alguns dos conceitos básicos do que você precisará fazer antes mesmo de começar a vender sua fotografia, como você realmente vai vendê-la?

Vendas diretas - Se você pode construir uma comunidade de pessoas muito fiel e fechada em sua cidade, faculdade ou local de trabalho, você poderá gerar vendas dessa maneira. Além disso, muitas lojas e café locais permitirão que você Exponha seu trabalho em suas paredes, e em caso de vendas,  pague uma comissão de vendas Isso os beneficia, tendo belas imagens para decorar seus ambientes, e você tem a oportunidade de mostrar seu Trabalho para muitas Pessoas, com Potencial de 
Comprar suas fotografias.

Vendas Online -  Os Sites Smugmug e Zenfolio são os dois nomes que vêm à mente quando penso em vendas on-line  Há alguns outros Sites, bem como Etsy,Fine Art America e Redbubble, que não oferecem tantas características e Vantagens e, normalmente, levará uma porcentagem maior da sua venda. Mais uma vez, enquanto todos esses lugares permitem que você hospede suas fotos, ofereça opções de carrinho de compras e até imprima e envie a foto para o seu cliente. Esta opção Voce já conhecia?


FOTOGRAFO DE CASAMENTO

A fotografia do casamento é provavelmente um dos Segmentos da Fotografia mais lucrativos atualmente.
Atuo neste segmento já há muitos anos e apesar de toda a sua Evolução e Transformação ao longo dos anos, ainda sou APAIXONADO  poresteSegmento da Fotografia Social.
De todas as Dicas que Citei, este é o Segmento que o Fotógrafo tem de ser altamente especializado. Se você está em início de Carreira, recomendo Fortemente somente entrar neste Segmento após ter Forte Conhecimento e Certa Experiência ao Fotografar. Não é um mercado para iniciantes, porém, atualmente é muito explorado por pessoas sem muito ou quase nenhuma experiência. 
Atualmente existem muitos caminhos para especialização neste segmento, como Cursos Workshops e mesmo Cursos VIP, onde o Aluno aprende individualmente, o que seria a Melhor opção, caso você esteja ainda começando no Segmento. Um Curso VIP Individual de Fotografia neste Primeiro Momento, vai orienta lo não tanto no Quesito Técnico, mas Principalmente o WORKFLOW da Profissão de Fotógrafo, o que para um Fotógrafo Iniciante conta Muito.
O Segundo Passo então, seria Workshop com Fotógrafos Profissionais de Conhecimento e Experiência, e com Olhar Diferenciado.  Estudar muito e Sempre. Este é o Caminho mais Rápido de conseguir conquistar seu espaço da Fotografia de Eventos Sociais.

DICAS PRECIOSAS

-  Não faça isso de graça!!!!!
 - Não importa quem é! Se é o Diretor da sua empresa ou algum estranho que o procura.
,Cobre o Valor que Ache Justo, levando em conta os seguintes detalhes: A fotografia de casamento requer muito trabalho,  e deve ser feita de forma responsável. Essas fotografias terão valor para o seu cliente porque serão as fotografias que marcam este dia único da vida deste casal.
.
-  Encontre um mentor - Você quer fazer o melhor que puder e se você nunca fotografou um casamento, não o Faça, você não está preparado. Há um milhão de coisas que você precisa saber e a melhor maneira de aprender essas coisas, será vivenciando na prática estes momentos.. Encontrei um ótimo fotógrafo profissional que esteja no negócio há bastante tempo ( no mínimo 10 anos ) e tente conseguir um estágio.
Alugue seu equipamento fotográfico, caso ainda não tenha conseguido compra lo.
 - As probabilidades, se você está apenas começando, você não terá um equipamento fotográfico profissional, com lentes claras e demais itens que fazem grande diferença no resultado final. Você precisará de equipamento confiável e rápido para obter Imagens da melhor qualidade, mas você não precisa investir milhares de dólares no primeiro. equipamento. Há muitos lugares que alugam as Câmeras e Lentes que você deseja por um valor relativamente pequeno por um fim de semana. 

Comunique-se frequentemente com outros fotógrafos, assim como você, estão no início de carreira e troque experiências, e por fim, somente faça seu Primeiro trabalho quando tiver confiança em você mesmo..
Estas são algumas dicas importantes Dicas para começar na fotografia de casamento. Porém, existe informações que somente um bom Profissional de Fotografia, ou mesmo a experiência, vai ensinar a você. Portanto, invista em conhecimento sempre.

CONSULTORIA SEO GOOGLE PARA FOTÓGRAFOS

Tenho realizado Consultoria e Cursos VIP para Fotógrafos Iniciantes e também para Fotógrafos de Casamento  com Experiência, desde uma Consultoria para Fotógrafos, sobre todo o WORKFLOW Diário, elaboração de Contratos e também Técnicas em Fotografia, Teórico e Prático, bem como um Curso de SEO para Fotógrafos, sobre como posicionar Seu Site de Fotografia na Primeira Página do GOOGLE - BING - YAHOO e Demais Buscadores da WEB.  Consulte a Grade dos Cursos e os Valores.

E ai? Gostou das Dicas e Informações? Sempre tenho novos posts sobre Fotografia, direcionado a Você Fotógrafo Iniciante ou Profissional. Acompanhe nosso site. Até o Próximo POST.



Fernando Coutinho - Profissional da Fotografia, Atua há mais de 20 anos no Segmento de Fotografia de Casamento Festas e Eventos

Para saber mais sobre o Profissional CLIQUE AQUI.