05/02/2022 às 18:47 Dicas para Fotógrafos

Anuário da Fotografia - Edição 2021

380
11min de leitura

ANUÁRIO DA FOTOGRAFIA - EDIÇÃO 2021 - REVELAÇÃO DE UM FUTURO E PROMISSOR MERCADO

ANUÁRIO DA FOTOGRAFIA - EDIÇÃO 2021 - REVELAÇÃO DE UM FUTURO E PROMISSOR MERCADO
ANUÁRIO DA FOTOGRAFIA - EDIÇÃO 2021 - REVELAÇÃO DE UM FUTURO E PROMISSOR MERCADO

Já há algum tempo que, devido a correria do dia a dia e aos trabalhos, não fiz mais publicações aqui no blog, mas esse artigo sobre o Anuário da Fotografia - Edição 2021 - Revelação de um Futuro e Promissor Mercado, vem de encontro a uma realidade e um desejo pessoal, sobre tudo o que acontece e vem ocorrendo no mercado fotográfico, desde 2019: 

Uma verdadeira transformação!

A fotografia e o mercado fotográfico em si, passa já há algum tempo por mudanças, mesmo porque, tudo o que ocorre e acontece nesse segmento, sofre e sempre é afetado por vários fatores, como mudanças na economia, dos negócios em si, evolução de técnicas e tecnologia e mesmo, pela mudança natural das pessoas e do consumidor em sua forma de ser e agir. 

As conhecidas mudanças comportamentais!

Mudanças que Impulsionam o Crescimento do Mercado Fotográfico 

Já atuo na Fotografia Profissional há mais de 30 anos e vivo seus sonhos e sua realidade dessa transformação Incrível no segmento desde então.

Transformação que vem ocorrendo e mudando a realidade do mercado fotográfico e dos profissionais da fotografia.

A Fotografia e a Profissão de Fotógrafo Profissional sempre foram destaque e uma profissão muito especial, pois além do segmento sempre evoluir e crescer, e os fotógrafos profissionais acompanharem essas mudanças de mercado, ele envolve ainda mais o relacionamento fotógrafo - cliente

Afinal, os fotógrafos, independente do segmento de atuação, seja na Fotografia de Casamento (segmento que atuo e sou especialista) Fotografia de FamíliaFotografia Corporativa ou ainda no segmentos de Estúdio Fotográfico para pessoas ou mesmo produtos, acabam por ter um envolvimento pessoal e sentimental muito maior que a grande maioria das profissões.

E esse envolvimento mais sentimental, acaba por aumentar a credibilidade e a confiança, no relacionamento dos clientes com o fotógrafo profissional. 

E ai está a Mágica do nosso trabalho e do segmento fotográfico!


ANUÁRIO DA FOTOGRAFIA - EDIÇÃO 2021 - REVELAÇÃO DE UM FUTURO E PROMISSOR MERCADO
ANUÁRIO DA FOTOGRAFIA - EDIÇÃO 2021 - REVELAÇÃO DE UM FUTURO E PROMISSOR MERCADO


A Profissão Fotógrafo Envolve Arte Magia Sentimento 

Um Negócio com Muita Emoção Envolvida

O trabalho do fotógrafo profissional é encantador e surpreendente.

A magia por traz do trabalho fotográfico, vai além das expectativas normais da maioria das profissões. E isso é a poderosa diferença que o mercado da fotografia tráz para profissionais e clientes.

O Fotógrafo se envolve profundamente em seus trabalhos, um trabalho que convive com muito sentimento e emoção, seja em uma cobertura fotográfica em um casamento com fotografias expontâneas e criativas, ou ainda fotografia de casamento com poses para foto, e na fotografia de nascimento, também conhecida como fotografia de parto, ou em um ensaio de 15 anos, Gestante ou Newborn.

Não menos emotivo em trabalhos fotográficos corporativos, como reuniões empresariais. Reuniões que tem envolvido todo um trabalho criativo por conta dos organizadores, para conseguir mais envolvimento e engajamento dos participantes, e com isso momentos mais descontraídos e por que não dizer, que acabam aumentando a alegria dos participantes. 

E a fotografia vem com força e marca a captação desses momentos com participantes do evento.

Ou ainda Fotografias de Gastronômia, um segmento que cresceu demais no momento atual do COVID 19. 

E não basta apenas um CLICK, uma fotografia desse alimento ou produto alimentício em si, mas também incluir aquele olhar diferenciado, onde o cliente ao ver a fotografia, sinta o aroma do alimento, dê vida e estimule o popular "Água na Boca" ao ver a imagem, e instintivamente sentir o sabor, mesmo que imagiário, das delícias ali mostradas, apenas ao ver a fotografia. Esse é o ponto!

Disso que falo, veja essas BELLAS IMAGENS gentilmente cedidas para este artigo do mestre em Fotografia de Alimentos e Comida - o Fotógrafo Benhur Santi - CLIQUE AQUI e conheça seu incrível trabalho.

FOTOGRAFIA DE GASTRONOMIA - BENHUR FOTO STUDIO
FOTOGRAFIA DE GASTRONOMIA - BENHUR FOTO STUDIO

      Fotografia de Alimentos e Gastronomia tão incríveis e que mostram e induzem ao tão popular Agua na Boca      apenas ao vermos a imagem. 

FOTOGRAFIA DE ALIMENTOS EM CAMPINAS - SP
FOTOGRAFIA DE ALIMENTOS EM CAMPINAS - SP

Como citei a Fotografia envolve muito mais e vai além!

ANUÁRIO DA FOTOGRAFIA 2021
ANUÁRIO DA FOTOGRAFIA 2021

Anuário da Fotografia - O Nascimento de um Conceito Profissional

Anuário da Fotografia nasceu e teve sua primeira edição em 2020 e foi um sucesso completo em sua realização. 

Em minha forma de ver, foi o nascimento de um novo conceito e comprovadamente o mais completo indice de pesquisa sobre o mercado fotográfico no Brasil.

Na edição 2020, o Anuário da Fotografia trouxe novas e completas informações sobre o mercado fotográfico, até então desconhecidas para o setor, informações essas que ajudaram empresas de todo o setor fotográfico, e por todo o Brasil, ainda no ano de 2020 a repensar suas estratégias e como melhor atuar.

Justamente em um momento onde tudo aconteceu, devido ao COVID 19e que veio e transformou o mercado fotográfico, assim como todos os demais mercados profissionais físicos e no mundo digital

Mas essa transformação atingiu principalmente a forma de agir e consumir das pessoas

Uma transformação que antecipou em no mínimo, 5 anos das novas tendências futuras, em menos de 12 meses. Um avanço e mudança radical em todo o Brasil e no mundo em muito pouco tempo.

E acredite, o Anuário da Fotografia mostrou em suas páginas completas de pesquisa, já um pouco dessa mudança. O que deve se completar agora, com a pesquisa do mercado em 2021.

ANUÁRIO DA FOTOGRAFIA VERSÃO ATUAL
ANUÁRIO DA FOTOGRAFIA VERSÃO ATUAL

          As maiores empresas do mercado fotográfico e que deram apoio ao Anuário da Fotografia em 2020

Anuário da Fotografia 2021 - O Que Esperar?

Uma pergunta que não quer calar: O que esperar do Anuário da Fotografia 2021?

Mas antes de responder o que podemos esperar do Anuário da Fotografia 2021, vamos rever alguns pontos fortes e altamente positivos do Anuário da fotografia 2020

O início de um novo conceito para o mercado da fotografia no Brasil.

Anuário da Fotografia 2020 em Detalhes

O lançamento do Anuário da Fotografia em 2020 foi, sem dúvida, um grande marco na fotografia profissional brasileira.Com 47 páginas, é o estudo e pesquisa mais completo e super atual do mercado de fotografia profissional. Este é um projeto realizado pela Alboom com o apoio de outras grandes marcas na indústria.Além da riqueza de dados e estatísticas, é também uma herança artística com belas imagens  de grandes fotógrafos.

E tive a felicidade e orgulho de ter uma fotografia de minha autoria escolhida para ser publicada no Anuário da Fotografia 2020. Veja abaixo.

COMO TER O ANUÁRIO DA FOTOGRAFIA EM 2021
COMO TER O ANUÁRIO DA FOTOGRAFIA EM 2021

Principais Marcas do Mercado

O Anuário mostrou em sua primeira edição, as principais marcas do novo mercado fotográfico brasileiro, evidência feita pela pesquisa com cada profissional ou fotógrafo participante.

Essas empresas citadas, além de serem referência em suas áreas, são intensamente atuantes e colaborativas no Mercado FotográficoNão basta existir no mercado. É importantíssimo a participação efetiva neste mercado.

O Mercado Fotográfico e Seus Segmentos

O mercado fotográfico pode ser entendido como um conjunto de segmentos, ou nichos, que representam os diferentes tipos de trabalho que os fotógrafos realizam, além de outras partes, empresas e profissionais que estão envolvidos direta ou indiretamente no trabalho fotográfico.

E nos útimos 2 anos, muito mudou nos nichos e segmentos de atuação dos fotógrafos profissionais.

 Segmentos como Fotografia PET, Fotografia de Comida e Alimentos, bem como Fotografia de Arquitetura e Fotografia de Mercado Imobiliário, tem crescido muito e feito diferença em um mercado que, anteriormente a 2020, era dominado na área de fotografia de eventos sociais e estúdio fotográfico. 

Poderosas e grandes mudanças ocorridas pelo momento que vivemos.

PARTICIPE DO ANUARIO DA FOTOGRAFIA EM 2021
PARTICIPE DO ANUARIO DA FOTOGRAFIA EM 2021

A Profissão Fotógrafo

O Anuário da Fotografia mostrou em sua pesquisa 2020, algumas particularidade dos fotógrafos:

Mais da metade dos fotógrafos tem a fotografia como sua única carreira profissional. 😮

Outra maneira de dizer o mesmo:Fotografia é a sua única ou principal forma de renda.E o Anuário traz outro fato super interessante.

Ao contrário de Outros Mercados mais regulamentados, é perfeitamente possível atuar como fotógrafo profissional em tempo parcial, mantendo em paralo, com outras atividades de trabalho.

A Atuação profissional parcial é mais comum entre fotógrafos de eventos sociaisensaios fotográficos e formaturas. Em geral esses profissionais tem a fotografia como um complemento adicional a sua renda, não sendo a profissão principal. 

Educação e Conhecimento no Mercado Fotográfico

Um item importante e também abordado na pesquisa foi o fator dos Influenciadores e Educadores do Mercado Fotográfico.

Quando falamos dos educadores e influenciadores, lembramos daqueles profissionais que nos inspiram e trazem mais conhecimento e especialização, e no mercado fotográfico não seria diferente. 

Fotógrafos são profissionais que se inspiram em profissionais renomados e influentes no mercado, e eles mereceram um espaço especial para serem citados e terem suas devidas homenagens no Anuário da Fotografia

Como educador no mercado fotográfico desde 2012, onde realizo mentorias para fotógrafos e profissionais da fotografia com foco em SEO para fotógrafosfiquei muito feliz em ter meu nome citado na lista dos fotógrafos influenciadores e mentores da fotografia. 

Ferramentas digitais mais utilizadas por Fotógrafos e Profissionais

Um ponto importante da pesquisa do Anuário foi as Ferramentas digitais mais utilizadas por fotógrafos e profissionais.

Essas ferramentas incluem os Softwares de edição mais utilizados, bem como outros programas e APPs que ajudam e viabilizam os incríveis trabalhos fotográficos serem realidade para os profissionais.

Lembrando que na fotografia do século 21, onde as imagens se tornaram digitais, os softwares de edição e demais programas e APP´s se tornaram imprescindíveis para ofotógrafo profissional conseguir trabalhar e produzir belas imagens, ainda mais perfeitas e com cores e resultados incríveis. 

A Evolução das imagens ao alcance de alguns cliques.


OS MELHORES FOTOGRAFOS QUE ESTÃO NO ANUARIO DA FOTOGRAFIA 2021
OS MELHORES FOTOGRAFOS QUE ESTÃO NO ANUARIO DA FOTOGRAFIA 2021

Anuário da Fotografia 2020 - Tenha o seu Gratuitamente

Você pode baixar gratuitamente o anuário da Fotografia diretamente do site do Anuário.

Nele você poderá ver em detalhes toda a pesquisa realizada e claro, entender melhor o mercado fotográfico, e as outras mudanças e transformações que prometem ser reveladas para a pesquisa do Anuário da Fotografia em 2021 .

Para baixar Gratuitamente o Anuário da Fotografia 2020 - CLIQUE AQUI

Enfim, o Que Esperar do Anuário da Fotografia 2021?

O Anuário da Fotografia promete e cria forte expectativa nos fotógrafo e profissionais da fotografia e claro, do mercado fotográfico de maneira geral.

Em especial no ano de 2021, ano que, devido a todas as mudanças e transformações ocorridas no ano de 2020, impactou fortemente todo o mercado.

E a retomada prevista para 2022, terá como base essa pesquisas, um Novo Caminho e Novas Diretrizes para todo um mercado, que aguarda com ansiedade essa retomada tão necessária.

O Anuário da Fotografia mostrará nessa edição 2021 os novos rumos do segmento, que se transformou e com essa transformação, penso que retomamos do zero para uma nova realidade de mercado. E com os resultados apresentados, influenciará fortemente na decisão das empresas do setor.

Ajudará demais o mercado e dará um norte para que todos se integrem as novas realidades no segmento da fotografia. E quando falo do segmento, incluo desde as grandes empresas do setor, até mesmo aquele fotógrafo profissional que luta no dia a dia para viver de sua amada profissão.

Eu, pessoalmente, acredito e tenho absoluta certeza que o mercado da fotografia terá sua retomada muito em breve, em meados do início de 2022, voltando a ser o mercado forte que sempre foi.

Mas tenho também a convicção e a certeza que voltará, mas com outra cara e formato:

FOTOGRAFIA DE CAPA DO ANUÁRIO DA FOTOGRAFIA 2020
FOTOGRAFIA DE CAPA DO ANUÁRIO DA FOTOGRAFIA 2020

                 Capa do Anuário da Fotografia 2020 com a linda fotografia de Carla Durante

Um Novo Mercado Fotográfico

Como já citei, tenho muita expectativa para a retomada do mercado fotográfico, e por acreditar nesse novo mercado que está surgindo em 2021 - 2022, estou dando apoio incondicional ao novo Anuário da Fotografia 2021, patrocinando a iniciativa e acreditando no total sucesso do projeto.

Minha empresa está entre os Apoiadores e Patrocinadores do projeto, porém como Educador e Mentor para fotógrafos, no segmento de SEO para fotógrafos.

Acredito fortemente que precisamos investir não apenas em nossa empresa ou negócio na fotografia, mas investir no mercado da fotografia como um todo.

A união dos Fotógrafos Profissionais e das empresas do setor fotográfico faz se necessário neste momento. O Momento da Retomada do setor.

Estou apoiando a iniciativa do Anuário, patrocinando essa iniciativa, que além de ajudar nosso segmento no médio e longo prazo, esta edição está muito mais aberta e integrada aos anseios das empresas, profissionais e mesmo com a comunidade.

O Anuário da Fotografia teve uma iniciativa brilhante e incrível:

A cada formulário de pesquisa preenchido, por fotógrafos, empresas e profissionais da área da fotografia, o Anuário da Fotografia doará R$2,00 para as instituições Galera do Click e Papo do Bem.

Esse pensamento vem a ajudar essas duas instituições no apoio que oferecem, dentro da fotografia a causas nobres e que impactam fortemente a sociedade que vivemos. Uma atitude com alto valor agregado em minha opinião e que devemos dar total apoio!

APOIADORES DO ANUÁRIO DA FOTOGRAFIA 2021
APOIADORES DO ANUÁRIO DA FOTOGRAFIA 2021

O Anuário da Fotografia vai trazer o Mapa do Futuro do Mercado Fotográfico

É isso mesmo o que acredito. O mapa do futuro do mercado fotográfico.

Mostrará novos rumos e caminhos a serem trilhados, com as inovações tecnológicas, não de equipamentos de maneira geral, mas em formato digital, já que o mundo hoje roda online 24/ 7/ 365. E essa mudança impactou todo o mercado.

Em meus mais de 30 anos como fotógrafo profissional FULL TIME e com uma empresa com mais de 20 anos atuante no mercado, acredito que devemos dar esse apoio e investir no projeto, afinal seremos os maiores beneficiados com informações relevantes e de alta credibilidade .

Fica a dica e o convite a você, profissional da área da fotografia e mesmo de outras áreas de um mercado que acabam fazendo parte de nosso segmento das imagens, como fotógrafos de todos os segmentos, videomakers e produtoras de vídeo.

Acesse a Página do Anuário da Fotografia e participe da pesquisa 2021. 

Sua contribuição será fundamental em mostrar novos caminhos para todo um setor que busca evoluir cada vez mais em um novo mercado fotográfico que está apenas começando a surgir.

Recomendo a Voce Fotógrafo Profissional a leitura desses artigos para evoluir sua Presença Online.

COMO APARECER NA PRIMEIRA PÁGINA DO GOOGLE EM 2021

DICAS PARA POSICIONAR SEU SITE DE FOTOGRAFIA NO GOOGLE

MARKETING PARA FOTÓGRAFOS

Até o próximo artigo

SAIBA MAIS SOBRE NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

   Fernando Coutinho

  © 2021 - Fernando Coutinho Fotografia e Cinema - Todos os Direitos Reservados

  Fotografia de Casamento São Paulo - SP - Atendendo Todo o Brasil

  Conheça também a Mentoria SEO para Fotógrafos - Videomakers e Estúdios 

  Mentoria de SEO GOOGLE para Videomakers e Produtoras de Video

  Aprenda também como ter seu Site de Fotografia na Primeira Página do GOOGLE.

  Marketing para Redes Sociais e SEO Youtube para Profissionais da Area da Fotografia e de Video Filmagem.

05 Fev 2022

Anuário da Fotografia - Edição 2021

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

anuario da fotografia FOTOGRAFO DE CASAMENTO Fotografo de Eventos futuro do mercado fotografico mercado da fotografia mercado fotografico

Quem viu também curtiu

28 de Jul de 2017

Os Melhores Aplicativos de Fotografia para Celular - Smartfone ou Iphone ( Android ou IOS)

26 de Jan de 2017

Dicas 16 melhores Sites Fotografia e Vídeo

29 de Nov de 2022

MARKETING PARA FOTÓGRAFOS

Logo do Whatsapp